Publicado por: erasmusnabota | Fevereiro 11, 2009

Trento

Ciao

Agora que vou ter tempo ( ou nao ), porque finalmente entrei de férias depois de 3 semanas a marrar como se não houvesse amanha, vou tentar actualizar o blog.

Antes mesmo de regressar a Portugal para o Natal em familia, fui passar um fim de semana maravilhoso a um cidade bem no topo da Bota, colada aos Alpes.  A cidade é TRENTO, onde o Valter, o Nando e o Granja estão em Erasmus.

Apanhei o comboio bem cedo, regional até Florença e com troca para um Eurostar. Como fui sozinha e como mal entro num comboio aterro como uma pedra não era mt vantajoso ir num com muitas trocas, ainda corria o risco de ir parar bem longe do meu destino. Sim porque é o Jony que me acorda sempre quando estamos a chegar ao destino, isto mesmo com despertador activado. O quentinho dos comboios, com o seu ram ram, são uma autêntica cama de embalar….

Bem o comboio era todo XPTO.Entrei com uma cara cheia de sono, carregada com mais isto e aquilo, comida, máquina fotográfica e uma mochila carregada pra um fds etc, num comboio onde o pessoal lia o seu jornal,de pc’s ligados, fatinhos. Risota. Lá encontrei o meu lugar e mal me sentei só tive tempo de pôr o despertador e tumba toca a dormir…

Acordei por instantes e vi que estava a chover, não podia ser…, bem passar o fds a Trento a pensar que ia encontrar uma imensidão de neve e chovia…..

Depois de mais uma horita de sono acordei já com uma paisagem bem mais animadora, a neve espreitava lá fora e a esperança regressava. A partir daí restava-me apreciar a viagem,olhar para a belissima paisagem , escrever um pouco no meu notebook ERASMUS e esperar que o tempo passasse, por entre pensamentos distantes.

Passado 6 horas desde a minha saída de Pisa cheguei à cidade que já não estava tão branca como uns dias atrás mas igualmente bela, TRENTO.

Recepcionada pelo Valter a tempo e horas na estação toca a deixar as coisas em casa encontrar-me com os outros  2 e dar um passeio pela cidade, com direito a um chocolatinho quente!!

Nesta altura estava a decorrer o Mercadinho de Natal e toca a fazer uma visita, que terminou com a compra de um grande saco de gomas que nos deliciamos a comer durante o passeio.

Trento

Granja

O tempo podia ter ajudado ainda mais, infelizmente no sábado choveu o que nos impossibilitou de ir a Verona, contudo sobrou tempo para reservar  o material para o Snowboard que iríamos fazer no dia seguinte.

Domingo de manhã bem cedinho e já com o equipamento vestido rumamos à estação para apanhar o skybus para o Monte Bondone. Pelo caminho já se viam as àrvores carregadinhas de tanta neve que suportavam, para não falar da espessura que os telhados carregavam.

Bem, tudo preparado, toca a rumar à pista. Bem digamos que o principio não foi nada fácil, depois de aprender a travar (sim porque acreditem é mt importante), e depois de muitos tombos (acreditem que foram bastantes), lá comecei a andar os primeiros metros, e pouco tempo depois, já andava que era uma maravilha ( vá nada pró mas os tombos começaram a reduzir, até que chegaram ao ponto de me desenrascar bastante bem ). Da pista azul lá arrisquei para a vermelha, a adrenalina aumentava e o divertimento ainda mais.

O dia foi altamente, não sei como explicar, uma sensação de liberdade, adorei….

Deste dia por enquanto só tenho esta foto. Do lado esquerdo está um dos amigos deles o Ricardo, e do lado direito ao fundo está o Granja.

snowboar-bondone-041

No final do dia estava rota e ainda pior no dia seguinte, os músculos estavam todos doridos, e ainda faltava o regresso a Pisa!!!!

Mais aventuras para breve!!!

Publicado por: erasmusnabota | Janeiro 27, 2009

A minha BICI

Ciao

RAGAZZI vou apresentar-vos uma coisa muito especial, que vai para onde eu vou  e que me dá um grande jeito que nem imaginam.

ORA bem, mal cá cheguei deram-me uma bici que tinha sido roubada, antiguinha toda  preta com cestinho, com uma suposta luz  que  nao funcionava. Lá a pintei com umas pintas brancas, e ficou com o nome de Pintas, Mimosa, ….

ENTRETANTO, num dos passeios até à cantina da universidade vi bicicleta toda janota, e pensei : “é esta!”. Claro está que  cravei ao Jony para ma de desviar. Mais tarde, chegou ele a casa a tocar à campainha de uma bicicleta… mas que maravilha… dizia ele : “Sara anda ver a tua nova aquisição ” . A luz funciona, anda que é uma  maravilha e tem um cestinho em palha ( desviado  uns dias mais à frente). Entretanto pintei-a de beje e está um mimo. Quer dizer, tirando a parte em que os travões não travam, ou melhor o da frente trava um bocadinho de nada, o de trás é para esquecer.

TRAVÕES que nao funcionam= atropelar pessoas, bem digamos que uma vez foi mesmo a serio as outras estava mesmo quase quase, que perigo.

ENTRETANTO a Pintas desapareceu, um bocado por descuido meu , porque pensei que os meus vizinhos eram sérios, e deixei-a no prédio  sem cadeado. Lá desapareceu, mas como tinha substituta não houve grande problema.

ESTA, espero que não desapareça tão cedo , por dois motivos : 1- porque  gosto bastante dela. 2-  Porque caso ma roubem quer dizer que me cortaram o cadeado, e  este custou-me a módica quantia de 14 euros. Qualquer um que  que custasse menos era a mesma coisa que meter um papel a dizer : “Por favor roubem-me a bici.”

AQUI vão umas fotos da minha Bici que ainda não tem nome, mas que me podem ajudar a baptizar, foram tiradas logo após  um típico aperitivo italiano, e mesmo antes de eu ter caído lol

Junto com a apresentaçao da minha Bicicleta vao algumas fotos da mesma noite.

Un BACIO

Publicado por: erasmusnabota | Janeiro 26, 2009

Visitas

Visitas em Pisa.

Ah pois, foi altura de receber visitas tugas em casa. 4 tugas e como personagem principal o Jony ( meu grande priminho), mais a Dani e dois amigos.

Chegaram cá com o fôlego todo pra comer pastas e pizzas. Maravilhados com as pizzas, já comiam ao peq almoço ao almoço ao lanche ao jantar, por onde passavam por uma pizzaria e a fome estava a chamar atacavam.

Infelizmente nao apanharam muito bom tempo, por cá nessa altura chovia. Mas ainda deu pra ir a Florença e a Siena, num fds bem bom.

jony2

Nesses dias tive um grande azar, fui assaltada na estaçao dos comboios de Pisa, levaram-me a carteira com todos os documentos e cartoes do banco, da universidade. ainda andei a correr de trás para a frente, apresentar queixa na Polizia. No meio do azar ainda tinha o passaporte em casa e o cartao principal do banco comigo, ufa. ( passado uns dias a policia ligou-me a dizer que ma encontraram , com a confusao ate me esqueci  de perguntar como a encontraram, e dinheiro levaram-me??? lolol o assaltante teve azar so tinha perto de 50 centimos lá). Mas deu para o susto, e nao foi pouco.

O fds foi bastante animado, mas a hora das despedidas logo chegou. E custa sempre ver partir…

Publicado por: erasmusnabota | Janeiro 24, 2009

Museu FERRARI

img_20192Depois de uma semana passada em Portugal , de ficar mais velha ( Novembro), da comidinha da mamã, dos mimos do papá, e não esquecendo dos amigos que sabem que estão cá dentro, foi altura de visitar o Museu Ferrari, em Maranello. ( algures em Novembro, sim já faz algum tempo mas foi impossível postar antes)

Depois de umas quantas horas de comboio, e de mais um bocadinho de sono posto em dia chegamos a Modena. Lá tivemos que apanhar um autocarro que nos levaria à estação de camionagem central, e então só depois disso é que trocávamos e iríamos para a “Terra da Velocidade”.

Como fomos num domingo a coisa não correu pelo melhor porque não haviam muitos autocarros e entao ainda tivemos que esperar cerca de 2 horas +/-. De mal ao menos deu para conhecer Modena. O estranho na cidade eram os habitantes, a maior parte eram de Leste e por incrível que parece Italianos haviam muito poucos.

Por lá ainda conhecemos dois brasileiros viciados em Ferraris e uns castiços de primeira.

Chegados a Maranello fomos directos para o Museu. Pelo caminho começavam-se a ver e a ouvir os primeiros Ferraris na rua, e então depois de mais uns metros lá estava o dito cujo.

Mal entramos era a loja e o café, começava-se a viver o espírito das corridas. Os empregados vestidos com os fatos de macaco que os mecânicos usam, o vermelho cobria quase todas as superfícies da entrada, uma ambiente que só se consegue sentir lá entrando.

Toca a comprar o bilhete e a pedir o desconto ( ah pois!!!), por pertencer a Uniao Europeia e ter menos de 25 anos, lá me reduziram 2€ ao preço estipulado  e mesmo assim ainda paguei 10€. Mas valeu a pena.

A parte do museu não vale a pena descrever, as fotos falam por si:

ahhhhhh

La vita è bella

exposição

back ground

De recordação desta viagem comprei um boné, típico das corridas. Era impossivel não comprar nada depois de  ter  sentido todo aquele ambiente.

Ainda demos um salto pra ver a pista, e ver uns sortudos a treinar, e ainda passamos pela fabrica que estava fechada…

Para vir embora, foi um correrio, o autocarro chegou mesmo em cima da hora do comboio e quando íamos pra comprar o bilhete as maquinas estavam completamente lotadas com filas enormes. La tivemos que comprar o bilhete dentro do comboio, e mais umas horas de viagem e de espera numa estação para trocar.

Un Bacio

Muahh!!!

Publicado por: erasmusnabota | Dezembro 9, 2008

Qual Leonardo da Vinci!!!!

Aqui esta a parede do meu antigo quarto em Guimaraes , magnifica obra de arte, de autores de grande valor.

Obra d'arte

O senhorio nem queria acreditar quando viu a parede, numa das visitas que fez a casa , e eu muito menos quando comecei a limpar e o lapis por muito que esfrega-se nao saia.

Para nao falar da obra d’arte da Rita:

dizia eu : Rita  escreve aqui mas nao carregues muito que depois nao sai ;

Rita : Mas posso ocupar o espaço que quiser???

Eu: Podes claro, entretem-te!!

E quando olho para a parede, tinha o rabo de um elefante, uma borboleta manhosa e uma grande cara de um sapo, nesse dia devia andar fascinada com os animais!!! e ainda me deixou la o numero de telefone!!! para o caso de me esquecer do numero dela em italia, dava um saltinho a Guima para lhe telefonar, ( tou na brinca ctg). Com uma frase toda repenicada de boa sorte.

Ah!!! Tenho que falar da do Joelini :

joelini

Que quando o meu pai viu só me disse : ” Oh Sara olha que o teu amigo tem razão”, nunca mais me esqueço!!!!! Ahahahah !!!

Infelizmente nao se consegue ver muito bem, mas quem lá escreveu conhece, e é para eles este post. Cada frase tinha uma mensagem especial, por mais ternurenta ou encriptada que fosse.

Cada “post” foi apagado com grande tristeza mas gravada com alegria num pequeno sitio.

Um grande beijão.

P.S :Daqui a uns tempos haverá mais uma parede para ser preenchida!!!

Publicado por: erasmusnabota | Dezembro 5, 2008

Água turqueza

ORA aqui vai mais um relato de mais uma aventura.

DE tolinhos?? ahahahah

ATERRADOS no dia  22 as 20 horas em Pisa só tivemos mesmo tempo de pousar as malas, ajudar um  tuga a arranjar hotel para passar a noite ( acabando por ficar em nosso casa), trocar as coisas que tínhamos trazido de Portugal por outras que nos fariam falta nos próximos dias de viagem. Ás 6 da matina de dia 23 já estávamos a embarcar de novo de avião.

SARDENHA foi o destino escolhido, a viagem de avião ficou muito barata, 40 € ida e volta pela Ryanair, comprada com bastante antecedência numa das promoções. A casa foi arranjada à ultima da hora, ficamos em casa do João que está de Erasmus em Alghero. E estuda na UM também, em arquitectura.

atenta

SARDENHA é uma ilha Italiana, onde a beleza das praias fascina qualquer um, a água é completamente transparente (agua de garrafa como se costuma dizer) e tem um pôr do sol magnifico, onde se sente um ambiente turístico completamente relaxado.

por-do-sol

A estadia em casa do João foi muito divertida. Habitam com ele mais dois Turcos, um gordinho com ar castiço e um mais magrito com ar de terrorista e completamente religioso. O gordinho era muito simpático, metia sempre conversa connosco. O terrorista era estranho, nada de antipático, mas muito seguidor da sua religião. Não comia carne de porco ( como é normal ) mas também não sabia o que era, nem sabia distinguir das restantes carnes, ou seja, se lhe puséssemos  à frente porco e disséssemos que era outro tipo de carne ele acreditava. Claro que não fizemos isso, embora vontade não faltasse e ainda nos rimos à custa disso. O rapaz para alem disso não cheirava muito bem , o cheiro do quarto dele passava para a sala de estar e contagiava toda a casa, ate que o João se encheu e foi por Brizze mesmo a porta do quarto dele. Risota total, é para verem como ainda fazia calor na ilha.

O jantar dos turcos era quase sempre massa com iogurte, ou então pizza.

O primeiro dia em Alghero foi um cadinho cansativo, não tínhamos dormido nada e estávamos rotos das viagens. Aproveitamos para fazer uma excursãozita de barco para conhecermos as Grutas de Neptuno. Logo aqui fomos enganados, lol. Supostamente pagaríamos 10 € para visita-las, mas quando lá chegamos reparamos que a entrada na gruta não estava incluída, e eram mais 10 €. Aqui esta a funcionar a estratégia deles, já que lá estávamos não íamos voltar para trás, e então lá demos o dinheiro, sem qualquer arrependimento porque as grutas eram mesmo lindíssimas.

Gruta de Neptuno

AINDA fomos conhecer mais zonas da ilha lindíssimas, que tive oportunidade de regista-las com a minha nova aquisição, e,  onde o João deu asas à imaginação resultando fotos muito porreiras, e a sortuda fui eu, ou não fosse  aparecer nelas.

recotada

Black&White

Horizontes

!!!!

COMO  em erasmus ha sempre palhaçada :

casinha

DEIXO aqui fotos, onde só nelas se consegue perceber a beleza, e onde aqui uma imagem vale mais do que mil palavras. Agua cristaliana, transparente e apetitosa como esta nunca vira antes

Longe

turqueza

Publicado por: erasmusnabota | Novembro 6, 2008

Um mês em grande

DE tantas coisas que tenho para escrever, vou começar pelo mês mais louco, divertido, emocionante e explosivo que já tive. Já lá vai algum tempo, um mês magnifico que traz saudades a todos os que por lá passaram, sem excepção. Esse mês foi o de Agosto em Siena no curso de iniciação ao italiano. Um mês que por mais alto que colocasse as expectativas, ele superou.

A animação começou logo no primeiro minuto no aeroporto, com toda a agitação e ansiedade que a aventura envolvia. Iríamos aterrar em Itália e lá passar o nosso verão a aprender o italiano (que nos dá imenso jeito) rodeado de pessoas, que agora são AMIGOS, de todo o MUNDO, a  comer maravilhosos gelados, pastas e pizzas, hum!!!

Chegados de frescos

ATERRADOS em Pisa por volta das 8 horas, toca a apanhar o comboio para Siena ( com transbordo em Empoli), isto deveria demorar cerca de 2 horas mais ou menos, chegaríamos por volta das 10 horas, nada preocupante, o que nos dava tempo ainda de conhecer a cidade, e jantar uma bela pizza. Ora bem às 10 horas não chegamos, chegamos sim à 1.30 da manha e o nosso jantar não foi pizza mas um raio de um hamburger no MC DONALDS, entretanto a Rita ainda me telefonou toda contente a dar as boas novidades que finalmente fizemos a belíssima cadeira, de Estruturas, mas até isso me passou ao lado. Ah entretanto conhecemos logo um tuga, o Filipe, que coincidência das coincidências é da  UM do pólo de Braga .Mal chegamos a Siena, já não haviam autocarros, nem táxis ( que nunca funcionaram direito), andamos cerca de 40 min ( é a ideia que tenho) carregados de malas sempre a subir. Lá nos encontramos com o Granjinha que nos levou a uma grande praça, mítica agora, onde as festas começavam, onde convivíamos, a praça que está na mente de todos, a PIAZZA DEL CAMPO

Piazza de Campo

TODAS as noites havia alguma festa, a cidade estava ao rubro com o Palio à porta ( grande festa característica de Siena)  e onde houvesse uma festa no bairro assim íamos atrás,

oh yeah

EMBORA não vivêssemos na residência, todos já nos conheciam, estávamos em todas as festas, éramos sem duvida os mais animados e metíamos conversa com todos. Connosco por perto havia sempre bailarico, braço aqui , braço acolá, lá íamos quebrando o gelo.

Aqui vai mais uma

A nossa casinha era mesmo no centro, a 1 min??? 50 seg?? não, ok a 30 segundos da praça mítica , graças à Kate ( OBRIGADA). Ao início parecia um pouco estranha, mal entravamos tínhamos um corredor enorme, com a  nossa zona de mangiare e relex. A casa de banho era pequenina que quase podíamos estar na sanita e tomar banho ao mesmo tempo, e quando era o Valter  ui ui que aquilo virava um lago. Tinha ainda mais três quartos, claro que eles foram muito cavalheiros e me deixaram ficar com um só para mim. Resultado de ser a única mulher no meio de 4 homens. Falta ainda falar do magnífico terraço, onde o Nando tomava banho de mangueira e onde eu secava a roupa com guarda-chuvas para proteger dos magníficos presentes que a quantidade enorme de pombas lá deixava. O pátio podia ser lavado de manhã e à noite que elas ganhavam sempre e deixavam a sua marca. Esta mansão ao início estranha, passou a ser acolhedora e adorada por todos.Coitadinha de mim

AINDA tivemos uns convidados especiais e bem conhecidos por todo o público português, depois de uma situação caricata que acabou num jantar em casa nostra ( arroz de marisco ah pois!!!). Claro que teve que ter uma foto se não ninguém se acreditaria, que em plena Itália tal nos acontecesse. ( nem mesmo nós !!!!)

OS dias foram passados com a maior das alegrias, festas, piscina, convívio, gelados, museus, viagens oferecidas pela escola e claro estudo ( sim porque italiano dá gosto estudar, e também olhem, que remédio!!!). A animação reinava em casa, o Valter com as suas danças e karaokes magníficos, o Nando a esquivar-se às tarefas, o Granjinha viciado num jogo de corridas de bicicleta, que acreditem nunca percebi o que tinha de especial, e o Jonny ( para quem não sabe é o que vive comigo agora) a sair da casca.

boa-vida

Uau

Tínhamos aulas das 9 horas da matina com intervalo de hora e meia para almoço e mais uma quantidade de aulas até as 17 horas. Por muito que a vontade apertasse para dormir, era impossível, tínhamos faltas controladas até ao milímetro. As aulas eram engraçadas, o professor um espectáculo, e os amigos do melhor. Quer dizer, tudo isto excepto as aulas de cultura ( que começaram mais tarde), esta era a parte mais seca, imaginem só o que é ouvir toneladas de música portuguesa, desde ranchos a pimba, mas não, não era em português, era em italiano, minha nossa, nós não merecíamos aquilo. Por muito que italiano seja uma língua magnifica, com um som que derrete qualquer um…, não , não  queiram ouvir este tipo de músicas. E tínhamos mesmo que ir… Ficamos a saber que o prof era bastante ignorante, pois disse que o nosso Fadinho era da Península Iberica. Nós até pensamos em refilar, mas também não sabíamos dizer em italiano. A partir de então começamos a ir só no final da aula para assinar, já que não podíamos refilar, era a nossa forma de protesto, lol, ou então melhor explicando, aproveitávamos para pôr o sono em dia. Nós dormíamos em casa, mas havia quem dormisse lá, e não eram poucos.

Aulinhas

As aulas acabaram, fizemos os exames, oral e escrito e ainda tivemos um banquete, até aqui tudo bem…, não fossem os exames representar o final do curso, como o banquete, o final de um mês magnífico, onde cada um iria agora para um cantinho diferente na Bota, onde dificilmente nos voltaremos a encontrar um dia mais tarde, e onde era altura de despedidas…

manjar

Acabo este post por dizer que este foi o mês mais intenso de ERASMUS que tive até hoje, quem nos conhece agora já não nos pode ouvir falar dele. Quem conhecemos deixam saudades, que são matadas com o msn e telefonemas.

Rita prometo que assim que tiver algum tempo numa net decente, te mando as fotos da visita ao Museu ou então quando for a Padua, Filipe vai aprendendo tudo de Milão para nos fazeres uma visita guiada, Tiago estuda Parma molto bene. A todos os outros Un grande baci, não percebem português, mas o italiano já não nos assusta. ( pois não vão perceber na mesma lol)

À quadra de tugas com quem vivi, um grande beijão, Siena deixa saudades a todos, mas ainda há muito para viver por esta Itália.

Os gelados não são os mesmos, o calor muito menos, a praça lá esta para recordar.

LOLLOL

Muahhh

Publicado por: erasmusnabota | Novembro 6, 2008

Ciao ragazzi

Ciao a tutti!!!

Senta-te na cadeira mais próxima,no sofá ou entao quem sabe no chão, relaxa, estica as pernas, ou cruza-as, bebe um chá de camomila, tilia, indiano, cobre-te com uma manta ou entao simplesmente continua a relaxar .Agora estás pronto para entrar na aventura da Sara em ERASMUS.

Finalmente o blog está feito depois da indecisão do nome entre : erasmus na bota ou pasta pizza tiramisu; Que deu uma trabalheira a decidir, ufa. Por favor nao me digam que o outro era melhor.

Agora já tenho net da universidade com o meu pc, sim porque net nos pc’s  da universidade mesmo é uma desgraça, para terem noção os computadores estão dentro de caixas enormes, onde só temos acesso ao teclado e ao rato. Para se estar na net tem que se estar de pé, e apenas para pesquisar coisas muito simples nada de Msn, programas, niente. Salas de computadores??? Que é isso?? Apenas está aberta uma pequenina à quarta de manha e a quinta á tarde. Quando nos estavam a apresentar as instalaçoes nem queriamos acreditar.e a capacidade do mail ???? 20 Mb e já é muito bom. HIHIHI

Tivemos que comprar entao um modem , que para activar foi uma complicação, e tinhamos que esperar mais um dia, “agora menina tem que esperar mais dois” diziam eles. Para nao falar que está sempre a ir abaixo e que é uma lentidão que Deus me livre.

E já la vai mais de um mês que cá estamos e muitas novidades pra contar e mostrar. Em breve…